Sobre nós
O Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) é um grupo de pesquisa fundado em 2008, sediado na Universidade Federal de Sergipe, por ela certificado e cadastrado no diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Atuamos na área de História, Educação e Ensino de História com ênfase em temas relacionados à chamada história do tempo presente como a Segunda Guerra Mundial, os extremismos e o ensino de história.
Ao longo dos anos, os alunos e pesquisadores do grupo têm participado regularmente de eventos locais, nacionais e internacionais. Também têm produzido relatórios, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, além de textos de divulgação científica para jornais e participado como entrevistados em programas de televisão, rádio e “lives” nas redes sociais.
Esse esforço de pesquisa vem dando frutos com a produção acadêmica composta por artigos e resenhas, além dos livros aqui disponibilizados no portal. Visando a divulgação científica e a aproximação com o público mais amplo também realizamos textos de divulgação na Coluna Getempo no portal de notícias Infonet.
Nesse sentido, destacamos também as exposições realizadas pelo GET em Aracaju nos anos de 2016 e 2022. Sergipe viu a Guerra (2016) e Aracaju: a capital que viu a guerra (2022). A exposição Sergipe viu a Guerra (2016) foi realizada no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, e contou com apoio da Fapitec-SE, do CNPQ. Ela teve como objetivo evidenciar como os meios de comunicação trouxeram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para o dia a dia dos sergipanos e se estruturou a partir de três seções: a) A Guerra; b) O Cinema e; c) Sergipe.
Já a exposição Aracaju: a capital que viu a guerra (2022) foi realizada no Centro Cultural de Aracaju e depois foi exposta no Aracaju Parque Shopping e no Shopping Riomar, ambos em Aracaju. Contou com apoio do CNPq, da Prefeitura de Aracaju, da Funcaju (Fundação Cultural Cidade de Aracaju) e do Centro Cultural de Aracaju e teve como objetivo evidenciar como a Segunda Guerra Mundial fez parte do cotidiano de Aracaju.
O Portal Memória Segunda Guerra é mais um passo dentro dessa série de iniciativas e foi financiado com recursos do projeto “Memórias da Segunda Guerra Mundial no Nordeste Brasileiro: cotidiano e transformação social” na Chamada Universal 10/2023 do CNPq. Nele, oferecemos acesso gratuito a livros em formato e-book, textos de divulgação científica, vídeos, apresentaremos exposições virtuais e um mapa interativo sobre os espaços de Aracaju durante o período da Guerra. Para isso, usaremos métodos de produção de conteúdo baseados na História Pública Digital.
Quem somos