Sobre nós

O portal Memórias da Segunda Guerra tem como objetivo analisar as transformações no cotidiano em Aracaju após o chamado “Pearl Harbor brasileiro”, a série de torpedeamentos de navios em agosto de 1942 pelo submarino alemão U-507, entre Bahia e Sergipe, e motivação oficial à entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Estudaremos as memórias dos ataques, dos saques, dos resgates, das manifestações políticas e perseguições a cidadãos considerados “súditos do Eixo” nas cidades nordestinas.

O projeto é fruto de uma iniciativa do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq), grupo de pesquisa sediado na Universidade Federal de Sergipe, por ela certificado e cadastrado no diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e conta com a cooperação de pesquisadores do Brasil (UFS, UPE, UFRJ, UCP, UFPB, UFPI, UESPI, UEM, UECE, UFRR) e do exterior, a saber:  University of Luxembourg (Luxemburgo), Universidade de Modena (Itália), University of Texas at Austin e George Mason University (EUA). Ele foi financiado com recursos da Chamada Universal 10/2023 do CNPq, 01/2024/FAPITEC e FUNCAP.

Neste portal, oferecemos acesso gratuito a livros em formato e-book, textos de divulgação científica, vídeos, apresentaremos exposições virtuais e um mapa interativo sobre os espaços de Aracaju durante o período da Guerra. Para isso, usaremos métodos de produção de conteúdo baseados na História Pública Digital.

Desse modo, além de apresentar, dar números e descrever a superfície do que foi vivido em Aracaju e em outras cidades de Sergipe e do Nordeste brasileiro entre os anos de 1942 e 1945, este portal compromete-se com um mergulho nas questões do cotidiano, nas nuances interpretativas, com suas contradições, exageros e silenciamentos, a fim de contribuir para o alargamento e, sobretudo, para a qualificação do estado da arte brasileiro sobre aqueles dias – nesta proposta, sintomaticamente resumidos como o Pearl Harbor brasileiro.

QUEM SOMOS

O Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) é um grupo de pesquisa fundado em 2008, sediado na Universidade Federal de Sergipe, por ela certificado e cadastrado no diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Atuamos na área de História, Educação e Ensino de História com ênfase em temas relacionados à chamada história do tempo presente como a Segunda Guerra Mundial, os extremismos e o ensino de história.

Ao longo dos anos, os alunos e pesquisadores do grupo têm participado regularmente de eventos locais, nacionais e internacionais. Também têm produzido relatórios, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, além de textos de divulgação científica para jornais e participado como entrevistados em programas de televisão, rádio e “lives” nas redes sociais.

Esse esforço de pesquisa vem dando frutos com a produção acadêmica composta por artigos e resenhas, além dos livros aqui disponibilizados no portal. Visando a divulgação científica e a aproximação com o público mais amplo também realizamos textos de divulgação na Coluna Getempo no portal de notícias Infonet (www.infonet.com.br/getempo).  

Nesse sentido, destacamos também as exposições realizadas pelo GET em Aracaju nos anos de 2016 e 2022 respectivamente: “Sergipe viu a Guerra” e “Aracaju: a capital que viu a guerra”. A exposição “Sergipe viu a Guerra” (2016) foi realizada no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, e contou com apoio da Fapitec-SE, do CNPq. Ela teve como objetivo evidenciar como os meios de comunicação trouxeram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para o dia a dia dos sergipanos e se estruturou a partir de três seções: a) A Guerra; b) O Cinema e; c) Sergipe.

Já a exposição “Aracaju: a capital que viu a guerra” (2022) foi realizada no Centro Cultural de Aracaju e depois foi exposta no Aracaju Parque Shopping, no Shopping Jardins e no Shopping Riomar, ambos em Aracaju. Contou com apoio do CNPq, da Prefeitura de Aracaju, da Funcaju (Fundação Cultural Cidade de Aracaju)  e do Centro Cultural de Aracaju e teve como objetivo evidenciar como a Segunda Guerra Mundial fez parte do cotidiano de Aracaju.

O Portal Memórias da Segunda Guerra é mais um passo dentro dessa série de iniciativas e foi financiado com recursos do projeto “Memórias da Segunda Guerra Mundial no Nordeste Brasileiro: cotidiano e transformação social” na Chamada Universal 10/2023 do CNPq e do Edital 01/2024/FAPITEC.

Quem somos