Ir para o conteúdo

Sobre nós

O portal Memórias da Segunda Guerra Mundial (www.2guerra.org) é uma iniciativa de História Pública Digital que tem como objetivo analisar os impactos e a memória da Segunda Guerra Mundial no Brasil, tendo ênfase no estudo das transformações no cotidiano em Aracaju após o chamado “Pearl Harbor brasileiro”, a série de torpedeamentos de navios em agosto de 1942 pelo submarino alemão U-507, entre Bahia e Sergipe, e motivação oficial à entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Ele é uma ação do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq) e da Universidade Federal de Sergipe e contou com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – Funcap.

O estudo levanta questionamentos sobre como se viveu a Guerra, propondo uma leitura mais ampla da História Política, amparada em procedimentos de História Comparada e da Micro-História italiana, buscando analisar as memórias dos náufragos, as perseguições aos estrangeiros, sobretudo italianos, portugueses e alemães, as reações da população aos naufrágios, as transformações nas práticas e espaços de lazer em uma região afastada do teatro de guerra durante o maior conflito do século XX.

Entre a documentação utilizada, privilegiamos os relatórios das autoridades locais sobre o episódio dos torpedeamentos, além de jornais do Brasil e do exterior, revistas, livros de memórias, depoimentos em vídeos e processos-crimes. Propomos um levantamento documental exaustivo em arquivos do Brasil e do exterior, bem como o aproveitamento deste material na produção de suportes didáticos para o ensino de História.

Neste portal, oferecemos acesso gratuito a livros em formato e-book, textos de divulgação científica em nosso blog, a vídeos por meio de nossa mídiateca, apresentaremos exposições virtuais e um mapa interativo sobre os espaços de Aracaju durante o período da Guerra. Para isso, usaremos métodos de produção de conteúdo baseados na História Pública Digital.

Desse modo, além de apresentar, dar números e descrever a superfície do que foi vivido em Aracaju entre os anos de 1942 e 1945, este portal compromete-se com um mergulho nas questões do cotidiano, nas nuances interpretativas, com suas contradições, exageros e silenciamentos, a fim de contribuir para o alargamento e, sobretudo, para a qualificação do estado da arte brasileiro sobre aqueles dias – nesta proposta, sintomaticamente resumidos como o Pearl Harbor brasileiro.

Ao longo dos anos, os alunos e pesquisadores do grupo têm participado regularmente de eventos locais, nacionais e internacionais. Também têm produzido relatórios, teses, dissertações, monografias, artigos científicos, além de textos de divulgação científica para jornais e participado como entrevistados em programas de televisão, rádio e “lives” nas redes sociais.

Esse esforço de pesquisa vem dando frutos com a produção acadêmica composta por artigos e resenhas, além dos livros aqui disponibilizados no portal. Visando a divulgação científica e a aproximação com o público mais amplo também realizamos textos de divulgação na Coluna Getempo no portal de notícias Infonet.

Nesse sentido, destacamos também as exposições realizadas pelo GET em Aracaju nos anos de 2016 e 2022. Sergipe viu a Guerra (2016) e Aracaju: a capital que viu a guerra (2022). A exposição Sergipe viu a Guerra (2016) foi realizada no Palácio Museu Olímpio Campos, em Aracaju, e contou com apoio da Fapitec-SE, do CNPQ. Ela teve como objetivo evidenciar como os meios de comunicação trouxeram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para o dia a dia dos sergipanos e se estruturou a partir de três seções: a) A Guerra; b) O Cinema e; c) Sergipe.

Já a exposição Aracaju: a capital que viu a guerra (2022) foi realizada no Centro Cultural de Aracaju e depois foi exposta no Aracaju Parque Shopping e no Shopping Riomar, ambos em Aracaju. Contou com apoio do CNPq, da Prefeitura de Aracaju, da Funcaju (Fundação Cultural Cidade de Aracaju) e do Centro Cultural de Aracaju e teve como objetivo evidenciar como a Segunda Guerra Mundial fez parte do cotidiano de Aracaju.

O Portal Memórias da Segunda Guerra Mundial (www.2guerra.org) é mais um passo dentro dessa série de iniciativas.

Quem somos