Plano de aula: O Brasil e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Plano de Aula

Tema

O Brasil e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Objetivos

Objetivo geral

Apresentar a inserção brasileira no pior conflito bélico do século XX, a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a partir do que se processou no nordeste do país após os torpedeamentos em 1942.

Objetivos específicos

  • Abordar, em linhas gerais, o que foi a Segunda Guerra Mundial, percebendo-a como uma continuidade em relação a anterior (Primeira Guerra Mundial, 1914-1918);
  • Explicitar a inserção do Brasil no conflito de maneira direta pelos torpedeamentos de suas embarcações pelo U-507, em agosto de 1942, e a posterior declaração de guerra contra o Eixo;
  • Apresentar como as capitais do nordeste brasileiro foram afetadas em seu cotidiano no período do conflito.

Conteúdo

  • Contexto que possibilitou o conflito mundial;
  • Torpedeamentos de 1942;
  • Impactos da Segunda Guerra Mundial no nordeste brasileiro.

Desenvolvimento do tema

A partir de apresentações de imagens, exercícios de reflexão e discussões em sala de aula, e levando em consideração a bibliografia adotada, evidenciaremos, de maneira geral, como se processou a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Inicialmente, abordaremos o contexto que possibilitou a existência de um conflito bélico de tamanha magnitude, na tentativa de percebê-lo como uma continuação do conflito anterior (Primeira Guerra Mundial, 1914-1918), de acordo com o que escreveu Márcia Mendes Mota, em A Primeira Grande Guerra. Ainda pensando nas motivações para o conflito, utilizaremos o panorama dele contido no capítulo A Segunda Guerra no livro didático de História, de autoria de Maria Luiza Pérola Dantas Barros, que apresenta um breve resumo da temática a partir de autores como Hannah Arendt (1966), William Shirer (2008; 2017) e Richard Evans (2008).
Para entender como o Brasil foi inserido no contexto do conflito, abordaremos os torpedeamentos das embarcações comerciais brasileiras (Baependi, Araraquara, Aníbal Benévolo, Itagiba e Arara) pelo submarino alemã U-507, em agosto de 1942. Tal episódio resultou na morte de mais de 600 pessoas, além de ter levado às ruas do país manifestações populares contra o ocorrido, sendo considerado o estopim para a declaração de guerra do Brasil contra o Eixo naquele ano. Para tanto, utilizaremos a obra Leituras da Segunda Guerra Mundial em Sergipe, organizada por Andreza Maynard e Dilton Maynard.
Por fim, para pensar em linhas gerais como o cotidiano da população do nordeste brasileiro foi atingido de maneira direta pelo conflito utilizaremos a obra Nordeste do Brasil na II Guerra Mundial, organizada por Flávia de Sá Pedreira. Nela é possível observar o cotidiano da região no período, a partir de pesquisas que versam desde o heroismo e os saques nas praias sergipanas pós-torpedeamentos, passando pela espionagem alemã no Recife, a censura e americanização pela Rádio Clube de Pernambuco e pela imprensa de Salvador, a mobilização de guerra pela sociedade piauiense e as ações políticas e patrióticas na Paraíba, aspectos da economia em Salvador e no Maranhã, o reordenamento urbano em virtude do conflito ocorrido na cidade de Natal, até as reminiscências da guerra no cotidiano urbano de Alagoas.

Recursos didáticos

Data-show, notebook, quadro, marcador de quadro.

Atividade avaliativa

As imagens fotográficas podem ser uma interessante fonte para enten¬dermos a História, como escreve Boris Kossoy na obra Realidades e Ficções na trama fotográfica (2009), desde que não nos conten¬temos apenas com o que vemos ali exposto, mas busquemos analisar e interpretar os elementos que nelas se encontram explícitos ou implíci¬tos. Pensando nisso, a atividade proposta consiste em esboçarmos uma análise inicial da fotorreportagem intitulada O povo brasileiro em guerra, veiculada pela revista ilustrada O Cruzeiro, na edição de 29 de agosto de 1942, páginas 4 e 5 (disponível pelo link: O Cruzeiro : Revista (RJ) – 1928 a 1985 – DocReader Web), buscando responder aos seguntes questionamentos:

  • Qual o principal assunto da matéria?
  • Quem aparece retratado nas imagens?
  • A partir do que vimos em aula, qual era o contexto em que aquelas fotografias foram feitas e estavam sendo veiculadas na sociedade brasileira?
  • Qual a visão de mundo acerca do ocorrido que tais imagens veiculam?

Por meio desses questionamentos será possivel ressaltar, a partir do conjunto de imagens, aspectos relevantes para pensarmos o contexto da inserção do Brasil no cenário da Segunda Guerra Mundial.

Bibliografia

Bibliografia Básica

BARROS, Maria Luiza Pérola Dantas. A Segunda Guerra no livro didático de História. In O trabalho com as fotografias no ensino da Segunda Guerra Mundial: um estudo comparado das coleções do PNLD 2018. 2019. f. 170 Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
FILHO, Daniel Aarão Reis; ZENHA, Celeste (Org.) O século XX: o tempo das certezas: da formação do capitalismo à Primeira Grande Guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol. 1, 2000.
GONÇALVES, Williams da Silva. A Segunda Guerra Mundial IN FERREIRA,Jorge; FILHO, Daniel Aarão Reis; ZENHA, Celeste (org). O século XX: o tempo de crises – revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, vol.2, 3ª ed. 2005.
KOSSOY, Boris. Realidades e Ficções na trama fotográfica. São Paulo: Ateliê Edito¬rial, 4 ed., 2009.
MAYNARD, Andreza Santos Cruz; MAYNARD, Dilton Cândido Santos. Dias de luta: traços do cotidiano de Aracaju (1939-1945). OPSIS, Catalão, v. 9, n. 12, jan-jun 2009.
MAYNARD, Andreza Santos Cruz; MAYNARD, Dilton Cândido Santos (Org.). Leituras da Segunda Guerra Mundial em Sergipe. São Cristóvão: Editora UFS, 2013.
MOTA, Márcia Maria Menendes. A Primeira Guerra Mundial IN FERREIRA,Jorge;
PANAZZO, Sílvia; VAZ, Maria Luísa. Jornadas.hist. São Paulo: Editora Saraiva, 4º v, 2012.
PEDREIRA, Flávia de Sá (Org.). Nordeste do Brasil na II Guerra Mundial. São Paulo: LCTE, 2019.

Bibliografia Complementar

ANDRADE, Liliane Costa. O Nordeste brasileiro e a II Guerra Mundial. Boletim do Tempo Presente. São Cristóvão, v. 10, n. 02, p. 41-43, 2021.
MAYNARD, Andreza Santos Cruz. “Blitzkreig de Muriçocas” e outros problemas no cotidiano de Aracaju. Cadernos do Tempo Presente, n. 10, 2012, p. 1-9.
MELINS, Murilo. Aracaju romântica que vi e vivi: anos 40 e 50. Aracaju: UNIT, 2010.
PEDREIRA, Flávia de Sá. Nordeste do Brasil na II Guerra Mundial. Infonet, 16/07/2020. Disponível em: https://www.2guerra.org/2022/04/23/nordeste-do-brasil-na-ii-guerra-mundial/
SILVA, Daviana Granjeiro da. Efeitos da Segunda Guerra Mundial na capital paraibana. Infonet, 30/07/2020. Disponível em: https://www.2guerra.org/2022/04/23/efeitos-da-segunda-guerra-mundial-na-capital-paraibana/
SILVA, Francisco Carlos Teixeira; CABRAL, Ricardo Pereira; MUNHOI, Sid Rei J. O Terceiro Reich: O Império do Terror. In Impérios da História. Rio de janeiro: Elsevier, 2009.